AULAS ONLINE?! E AGORA?

Confira algumas dicas que te ajudarão a lidar melhor com as vídeoaulas

Em meio às mudanças causadas pelo Coronavírus o sistema de educação teve que se reinventar para continuar proporcionando ensino aos alunos e evitar a perda do ano letivo. Dentro deste contexto uma das grandes novidades foi à adaptação para aulas online, um cenário totalmente novo e desafiador para professores, pais e alunos. 

Em especial, além de administrarem esta nova rotina de pandemia nos lares os pais têm lidado com as famosas vídeoaulas  e as dificuldades de fazerem as crianças se concentrarem durante os estudos. Por isso separamos algumas dicas para auxiliá-los nesta nova jornada. 

1.        Uniformes 

Manter alguns hábitos ajuda a ativar gatilhos mentais de atenção. Vestir o uniforme para assistir à aula despertará essa experiência já vivida (usar o uniforme para ir à escola), cooperando assim para que a criança libere a atenção necessária para aquele momento de aprendizagem.  

2.        Prepare o local 

Separe um cantinho da casa onde a criança tenha a sua disposição tudo o que precisará utilizar na aula, e retire deste ambiente qualquer coisa que possa distraí-la.

3.        Tenha uma rotina 

Crie um quadro com todas as atividades da criança e deixe-o em um local visível. Organize em dias da semana e horários, marcando todas as atividades desde as disciplinas até refeições, hora de dormir, brincar, etc. Desta forma seu filho(a) saberá o momento para cada ocasião, não ficando ansioso por eles e desenvolvendo a prática de uma rotina. 

4.        Revise os conteúdos 

Revisar é uma ótima forma de avaliar e fixar o conhecimento. Ao final das aulas peça para que seu filho(a) compartilhe tudo o aprendeu naquele dia, assim você ajuda a criança a retomar o conteúdo de forma natural e analisa se ela está se adaptando a este novo formato.

Em geral, aja sem pressão e tente levar esta fase da forma mais leve possível, o momento é delicado para todos os lados, focar em ensinar aspectos como a paciência, persistência e ensinamentos básicos podem gerar crescimento e amadurecimento na criança.

 Biografia

https://saopauloparacriancas.com.br/6-dicas-para-preparar-as-criancas-para-aulas-online/

https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2020/04/02/professores-dao-dicas-para-estimular-criancas-durante-a-quarentena-assista.ghtml

Imagem: https://br.freepik.com/fotos-premium/muito-elegante-estudante-estudando-matematica-durante-sua-aula-on-line-em-casa-auto-isolamento_7347114.htm#page=1&query=video%20aula&position=3

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *