Fazer caminhada: 7 benefícios para a saúde

Esse exercício aeróbico não exige habilidade nem muito condicionamento físico, mas oferece muitos benefícios para melhorar a qualidade de vida.
Provavelmente, você deve estar se perguntando por onde começar e como fazer caminhada. Essas são dúvidas importantes, pois, mesmo sendo uma atividade de baixa exigência e super acessível, são necessários cuidados básicos para iniciar.

Cuidados para uma boa caminhada
Para começar, é recomendado usar roupas confortáveis, fazer alongamentos antes e depois da caminhada e utilizar tênis adequados para a atividade. Aliás, no início, siga em um ritmo mais leve, aumentando a duração e frequência conforme o tempo.
Também é indicado consumir 250 ml de água por hora de caminhada. Se for caminhar ao ar livre, lembre-se de usar filtro solar, óculos escuros e um chapéu ou boné para se proteger do sol.
Dessa forma, você garante sua segurança e colhe as diversas vantagens dessa atividade. Falando nelas, vamos conhecer os sete principais benefícios da caminhada para a saúde:

  1. Melhora a circulação
    Estudos apontam que uma caminhada de aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso porque, durante a prática, o fluxo do sangue aumenta, fazendo os vasos sanguíneos dilatarem e diminuindo a pressão.
    A melhora da circulação diminui o inchaço das pernas e dos tornozelos, além da retenção de líquidos. Beber bastante líquido durante o dia também é importante para combater o inchaço.
  2. Aumenta a eficiência do pulmão
    Quando caminhamos com frequência e ritmo, fazemos nossos pulmões trabalharem mais para realizar as trocas gasosas, dilatando os brônquios e prevenindo algumas inflamações nas vias aéreas.
  3. Traz benefícios ao cérebro
    Outro estudo aponta que caminhar todos os dias por aproximadamente 40 minutos ajuda na memória e no fortalecimento cerebral, já que o exercício oferece maior circulação sanguínea e oxigenação no órgão. Além disso, os estímulos visuais, táteis, sonoros e olfativos mantêm o cérebro ativo e saudável.
  4. Melhora a postura corporal
    Faz bem para a postura corporal e ajuda no combate à osteoporose. Como envolve vários músculos e articulações, a prática regular, ajuda a diminuir dores e melhora a postura.
    Fazer caminhada rotineiramente também é ótimo para prevenir e tratar o afinamento dos ossos.
  5. Fortalece os músculos
    Sendo exercício aeróbico, os músculos precisam trabalhar em conjunto, o que resulta no fortalecimento deles. Além disso, a maior oxigenação do corpo aumenta a eficiência da musculatura.
  6. Previne doenças
    Principalmente as doenças cardiovasculares, como a hipertensão, além de obesidade e osteoporose.
    Fazer caminhada ainda é indicado para pessoas com quadro de depressão, já que o exercício promove a liberação de endorfina, hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento.
    As pessoas que caminham frequentemente podem ver melhorias também nos níveis de colesterol e diabetes.
  7. Ajuda no equilíbrio do peso e emagrecimento
    O exercício auxilia na perda de peso, uma vez que aumenta a demanda calórica do seu corpo.
    Aliás, os benefícios de se fazer caminhada não param por aí. Pesquisadores apontam que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa segue queimando calorias devido à aceleração do metabolismo, causada pelo aumento da circulação, da respiração e da atividade muscular.
    A conclusão dos pesquisadores foi de que os músculos das pessoas que praticam atividades físicas convertem constantemente mais energia em calor que os dos indivíduos sedentários.
    Por outro lado, é claro que, para um emagrecimento saudável, é necessário ter uma dieta e um acompanhamento médico para extrair o máximo dos benefícios de forma segura e consciente.

Imagem: Pessoas foto criado por freepik – br.freepik.com
Fonte: https://www.tendaatacado.com.br/dicas/fazer-caminhada-7-beneficios-para-a-saude/#:~:text=Outro%20estudo%20aponta%20que%20caminhar,o%20c%C3%A9rebro%20ativo%20e%20saud%C3%A1vel.